Fórum de Debate: Atribuições Direitos e Deveres, Fundamentos da Ética em Unidades de Saúde.
Realizado dia 15/05/2010 Sábado.Horário de 9:30h às 11:30h.
Coordenação e organização: Rosane Boechat
Objetivo: discutir as questões sociais visando promover melhoria dos serviços prestados a comunidade e confraternizar com as Assitentes Sociais da Região.
Estiveram presentes: o Presidente do Hospital São Vicente de Paulo - HSVP Sr. José Cabral de Melo e a Assistente Social Flavia Neves Ribeiro Matias da Secretaria Municipal de Assistencia Social e Habitação, representante oficial da Prefeita Maria das Graças Ferreira Motta que realizou a abertura do evento. A Assitente Social Jussara de Jesus Miranda é coordenadora Municipal de Saúde e Presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Professora de Sociologia do Ensino Médio. Proferiu a palestra: HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL EM BOM JESUS DO ITABAPOANA. O Serviço Social na região teve início na década de 70 com a A.S Maria Lúcia Escocar que era a responsavel pelo Projeto da Guarda Mirim que atendia criança e adolescentes de baixo poder aquisitivo recebiam auxílio bolsa escola um projeto da Fundação Leão XIII. Centros de Atenção Psicossocial - CAPS surgiu em 1998 veio com reforma psiquiatrica trabalhando as pacientes egressos de hospital psiquiátrico manicônio judiciário, colonias. Objetivo: trabalhar o resgate da cidadania a identidade, fortalecer vínculos familiares Com a questão da Reforma Psiquiátrica houve uma reorientação as internações de cunho psiquiátrico que atualmente podem ser realizados dentro de Hospital Geral nessa nova proposta. O Programa de Saúde Mental, atualmente é composto pelas residências terapêuticas masculinas e feminas, ambulatório de Saúde Mental e o CAPS é um ordenador ele recebe as demandas trabalha com equipe Multidisciplinar e equipes de apoio.
Tivemos tambem a presença da A.S Tania Rodrigues da Silva com o Tema: O SERVIÇO SOCIAL EM UNIDADE DE SAÚDE MENTAL: uma reflexão sobre o trabalho desse profissional junto às equipes em que estão inseridos. Nesse sentido trouxe ao público a monografia: “A Equipe Técnica do CENTRO DE APOIO PSICOSOCIAL - CAPS: para além da interdisciplinaridade”, desenvolvido a partir de autores tais como: Resende, Costa, Severino e Vasconcelos, dentre outros, além do Manual do CAPS/Ministério da Saúde. Para finalizar a apresentação, duas questões foram elencadas: A equipe técnica do local em que me encontro inserido desenvolve um trabalho interdisciplinar? Essa questão ficou para reflexão. De que forma o Serviço Social pode contribuir para o trabalho interdisciplinar? Nesse caso foi apresentado o conceito de Costa: sendo “elo orgânico” entre os diversos saberes da equipe; promovendo articulação entre os integrantes da equipe, além de atuar junto aos usuários.Sabe-se dos escassos recursos disponibilizados cotidianamente a esses profissionais na atualidade, devido às orientações de projetos neoliberal. Além disso, o avanço tecnológico tem exigido uma ampla especialização e qualificação para o trabalho em todas as áreas, mas isso não deve levar nosso olhar apenas para a disponibilização das políticas sociais. Os desafios profissionais na contemporaneidade envolvem o desenvolvimento de competências que permitam ao profissional ser propositivo, criativo e inovador (IAMAMOTO, 2005).

Obrigada pela participação das Assistentes Sociais do Hospital São Vicente de Paulo HSVP. Chefe de Setor Gisele Ferreira da Silva e Rebeca Duarte Ribeiro da Ouvidoria.

Nenhum comentário:
Postar um comentário